Fisioterapia em Neurologia Infantil
É uma especialidade voltada ao recém-nascido, bebês, crianças e pré-adolescentes e adolescente. Este área de atuação ganhou força a partir dos anos 80 e, de lá para cá, a importância do Fisioterapeuta Neuroinfantil é fundamental para a reabilitação.
Outra particularidade é que, necessita de um ambiente lúdico e de atividades com um caráter diferenciado para realizar a fisioterapia, pois é preciso deixar a criança confortável, motivada, permitindo que o trabalho seja realizado de uma maneira mais motivacional.
Conceito Neuroevolutivo (BOBATH)
Criado em 1940, por Berta Bobath (Fisioterapeuta) e Dr. Karel Bobath (Médico Pediatra).
É uma abordagem terapêutica de reabilitação que visa a solução de problemas de avaliação e o tratamento de individuo com distúrbio de função, movimento e controle postural devido a lesão do SNC.
Foi explicado deste modo “… Uma maneira completamente nova de se pensar, observar e interpretar o que o paciente esta fazendo, e então, ajustar o que existe de técnicas disponíveis – para ver e sentir o que é necessário e possível para que eles conquistem. Nós não ensinamos movimentos, nós tornamos possíveis…”(Bobath, 1981)
Os Bobathianos descrevem: Não é um método, mas sim um conceito de vida… uma forma de lidar com esse tipo de problema. O diferencial é ver o paciente como um todo, sendo assim vendo a postura do paciente em primeiro lugar. A família é muito importante, tem que acreditar na criança.
O Conceito Neuroevolutivo-Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar (Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia) de solução de problemas para a avaliação e tratamento. Propõe o gerenciamento do individuo com limitações para participar totalmente do cotidiano, devido a danos motores, funções sensoriais, perceptivas e cognitivas, resultantes dos distúrbios do SNC. (Mayston, EBTA 2004)
As bases conceituais do NDT (Neuro Developmental Treatment), tem sido atualizada de acordo com a ICF (Classificação Internacional da Função).
Fisioterapia Respiratória
É realizada quando o bebê ou a criança apresenta algum tipo de desconforto respiratório, normalmente causado por infecções como bronquiolites e pneumonias, ou mesmo uma gripe mais forte, que ocasiona um acúmulo de secreção que a criança normalmente não consegue eliminar sozinha. O tratamento elimina as secreções, melhora a entrada e saída de ar pelo sistema respiratório.
A fisioterapia respiratória consiste em manobras específicas que atuam diretamente para alcançar o objetivo proposto pelo fisioterapeuta. As técnicas são apropriadas para cada faixa etária e precisam de cuidados diferentes que variam dependendo de qual idade a criança possui. Bebês prematuros e recém-nascidos, por exemplo, precisam de um cuidado especial para realização de manobras por serem mais frágeis.
Existem manobras específicas para higiene brônquica, manobras para auxílio da reexpansão pulmonar, manobras que auxiliam no fortalecimento muscular.
RTA (Reequilíbrio Toracoabdominal)
É um método de terapia manual global que tem por objetivo incentivar a ventilação pulmonar e promover a remoção de secreções pulmonares e das vias aéreas superiores através da reorganização do sinergismo muscular respiratório, que se perde na presença de disfunção respiratória. Essa reorganização, no repouso e durante as atividades funcionais, possibilita a redução do esforço muscular ventilatório, melhora a ventilação e otimiza as atividades funcionais.
RTA – foi assim denominado porque as alterações mecânicas resultantes de patologias pulmonares demonstram desequilíbrio de forças entre músculos inspiratórios e expiratórios (torácicos e abdominais)
As medidas terapêuticas para alcançar tais objetivos baseiam-se no alongamento e fortalecimento dos músculos respiratórios, além da facilitação da adequação da tonicidade muscular, na tentativa de vencer as tensões elásticas e obstrução pulmonares aumentadas na vigência de pneumopatias.
Plataforma Galileo
A plataforma Galileo é produzida na Alemanha pela Novotec Medial. A Galileo é a plataforma mais bem documentada cientificamente na área de reabilitação.
Efeitos positivos:
- Redução da Espasticidade;
- Aumento de Força Muscular e Potencia Muscular;
- Melhora dos Índices do GMFM e
- Aumento da Densidade óssea.
Sua frequência varia de 5 a 30Hz, a frequência é sempre ajustado com a conduta do terapeuta.
O principio da plataforma Galileo é o movimento de marcha com variação de descarga de peso através da oscilação látero-lateral do quadril e contrações de ajuste pela variação da descarga E/D, mobilizando a coluna pélvica e escapular e gerando ajuste na coluna vertebral.
A Plataforma Galileo pode ser usada pelo Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.
Pilates Adaptado
Criado pelo Joseph Pilates (1883–1967), o Pilates é um método composto por exercícios físicos que tem como objetivo proporcionar o alongamento e fortalecimento do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, desenvolver consciência e equilíbrio postural, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular
Todo o método está baseado em 6 princípios que abordam um movimento mais espontâneo e consciente: o centro de forca ou core, a concentração, o controle, a fluidez do movimento, a precisão e a respiração.
Os exercícios podem ser realizados no solo ou em equipamentos exclusivos desenvolvidos por Joseph Pilates: Barril, Prancha de Molas, Reformer, Trapézio Cadillac, Wall Unit, Cadeira /Step-Chair.
Utilizamos o Pilates Adaptado, fazendo com que os princípios do Pilates clássico sejam incorporados no programa de reabilitação de indivíduos com disfunções neuromotoras.
PediaSuit
PediaSuit é uma vestimenta ortopédica macia e dinâmica que consiste em chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados que são ligados por bandas elásticas. O conceito básico do PediaSuit é o criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo o mais suporte do funcional possível, restabelecendo o correto alinhamento postural e a descarga de peso que são fundamentais na modulação do tônus muscular da função sensorial e vestibular. As bandas elásticas são ajustáveis, o que significa que se pode aplicar axialmente no corpo uma carga de 15 a 40 kg.
O PediaSuit é o tipo mais moderno de macacão terapêutico ortopédico disponível atualmente. O PediaSuit foi criado em 2006 por Leonardo de Oliveira, co-fundador da Therapies4kids.
Bandagem
É um recurso terapêutico que visa estímulos externos ao corpo para proporcionar melhor integração sensorial nos diferentes cortes cerebrais.
É uma fita com propriedades elásticas e 100% algodão. É essa propriedade que permite trabalhar com o tecido mole do corpo. A bandagem é capaz do paciente levar a terapia para casa e ter uma estimulação maior.
Seus efeitos são muitos, deste: a fortalecimento muscular, alongamento muscular, alinhamento muscular, prevenir deformidades,…
Terapias como Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia se beneficiam muito á este recurso.