É a ciência que tem como objeto de estudo as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana. Incluem funções de mastigação, deglutição, aspectos funcionais da respiração, função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição

Motricidade Orofacial

É a área que estuda a musculatura da faceboca e língua. Restabelecimento das funções; sucção, mastigação, deglutição, respiração, posicionamento da língua de modo errado. É também capacitada para atender problemas de tonicidade e mobilidade facial (flacidez muscular de bochecha, lábio e língua).

O trabalho visa prevenir, reabilitar ou habilitar essas funções com exercícios apropriados.

Disfagia Orofaríngea Neurogênica

A disfagia pode ser definida como dificuldade de deglutição. Caracteriza-se por um sintoma comum de diversas doenças. 

O propósito fundamental da identificação da causa da disfagia consiste em selecionar o melhor tratamento que pode variar desde o tratamento de reabilitação fonoaudiológico, a alteração de consistência dos alimentos para evitar a aspiração do conteúdo para o pulmão e pode ter um foco completamente diferente como o cirúrgico no caso de doenças neoplásicas do esôfago.

Linguagem

Acompanha o desenvolvimento do bebê desde o nascimento, nos aspectos relacionados ao processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Trabalha problemas relacionados com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, realiza diagnóstico de atrasos de linguagem, estabelece o tratamento para a habilitação de crianças com atraso ou deficiência desta ordem. 

Os problemas podem ser: atraso na fala ou emissões das primeiras palavras (demora para falar e expressar-se), deficiência na formação de frases – (fala frases de forma incompleta ou mal consegue terminá-las); omissões e acréscimos de sons na fala (pula palavras ou frases inteiras) e troca de fonemas (troca palavras).

Apraxia da Fala

A Associação Americana de Fonoaudiologia recomenda o termo Apraxia de Fala na Infância para “Distúrbio neurológico motor da fala na infância, resultante de um déficit na consistência e precisão dos movimentos necessários a fala, na ausência de déficits neuro-musculares (por exemplo, reflexos normais, tônus alterado).

Apraxia de Fala na Infância é um grave distúrbio motor na fala (neurológico) que afeta a habilidade da criança em produzir e sequencializar os sons da fala. A criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios e da língua para produzir sons para formar silabas, palavras e frases. A criança parece “não saber” o que fazer com sua boca. Geralmente, são crianças que compreendem a linguagem bem, mas falar é um grande desafio para elas. Elas não conseguem planejar os movimentos para a fala ocorrer, no tempo certo, na ordem certa, pata que as palavras sejam produzidas. Uma característica observada nas crianças pequenas, é que sua fala é muito limitada, com pobre repertório de palavras e/ou apresentam fala de difícil compreensão (a fala não é clara). Quanto mais extensa a palavra, maior a dificuldade.

Comunicação Suplementar ou Alternativa

O princípio da CSA é conceber que a comunicação possa ser realizada de outras formas além da fala, como um olhar compartilhado, expressões faciais, gestos, toque, escrita, apontar de símbolos, imagens ou equipamentos com voz sintetizada, que permitam a interação.

Nos da Clinica Fabrica da Terapia, pensando em nossos pacientes e em tudo que existe em mais moderno, apresentamos os recursos de comunicação alternativa que possuímos em nosso ambiente terapêutico.

Boardmaker

É um software para criação de pranchas de comunicação, atividades escolares, rotinas visuais, suportes comportamentais.

Dentro do aplicativo possui uma biblioteca de símbolo chamada de Símbolos de Comunicação Pictórica (PCS), eles formam um sistema de comunicação completo com mais de 11.700 símbolos e foram originalmente desenhados para propiciar uma comunicação simbólica transparente, além de permitir a criação rápida e econômica de recursos de comunicação consistentes e com acabamento profissional.

PCEye MINI TOBII

É um mouse ocular para pacientes que precisam de um método alternativo para o acesso ao computador e comunicação com voz sintetizada. Ele substitui o teclado e mouse padrão, permitindo que você controle o computador e se comunique com o olhar, sendo uma ferramenta completa e moderna para pacientes com dificuldades de fala e do quadro motor.

O PCEye MINI TOBII, possui dois software, importantes para a utilização do aparelho, são eles:

Windows Control 2

Permite acesso fácil a todas as funções do computador por meio da movimentação ocular (e-mail, internet e redes sociais). É possível controlar qualquer computador apenas com o olhar facilmente, permite a utilização com máxima precisão, além de ser portátil e de fácil calibração.

Execute todas as funções que normalmente são feitas com mouse e teclado usando apenas seus olhos! Basta olhar para a tela do computador e controlar o cursor do mouse com o movimento dos olhos. É rápido, ergonômico e oferece acesso às muitas maneiras pelas quais um computador pode nos oferecer.

Tobii Communicator

É um sistema completo para comunicação dos pacientes, utilizando os equipamentos de controle, headmouse (mouse controlado com o movimento de cabeça) ou até mesmo a tela touch do seu notebook ou tablet.

O Communicator 5 possibilita aos portadores de deficiências físicas ou de comunicação o uso de um computador ou dispositivo de comunicação através do uso dos equipamentos de controle ocular. O sistema reproduzir fala sintetizada de qualidade, permitindo ao usuário escrever em texto ou em símbolos, enviar mensagens ou e-mails e controlar outros programas do computador. Também torna fácil o acesso à internet, redes sociais, livros digitais (ebooks) e muito mais.

Tablet Indi

Indi é o primeiro tablete do mundo desenvolvido especificamente para comunicação alternativa. É indicado para usuários que se comunicam por símbolos e pranchas de comunicação. É a melhor e mais avançada solução de comunicação alternativa já desenvolvida até hoje, e foi especificamente projetada para suas interações diárias, onde você esteja.

LIVOX

O software Livox é o primeiro programa de comunicação alternativa para tablets totalmente em português. O aplicativo permite que pessoas com qualquer tipo de deficiência que impeça o processo da fala, tenham autonomia na comunicação.

São grandes as possibilidades do aplicativo, o qual tem amplo potencial para uso pedagógico e comunicacional para os estudantes, pois é baseado em algoritmos inteligentes que se ajustam a vários graus de dificuldades motora, visual e cognitiva, corrigindo até mesmo os toques imprecisos das pessoas com deficiências. Dessa forma, essa ferramenta é utilizada como instrumento de inclusão, recurso auxiliar da alfabetização e do estudo de conceitos de disciplinas como a matemática.

Através do Livox, os usuários podem relatar emoções, indicar exatamente o que querem comer; selecionar desenhos, filmes, jogos, músicas que desejam assistir e escutar; ajuda a aprender a ler e a estudar conceitos complexos; interagir rapidamente em perguntas cujas respostas sejam sim ou não; entre outras coisas. 

O aplicativo foi premiado pela ONU como o melhor aplicativo de inclusão social do mundo e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como a plataforma como a inovação tecnológica com maior impacto em 2014.

Recursos Terapêuticos

Laserterapia

A Laserterapia de baixa frequência é um recurso terapêutico utilizado pela Fonoaudiologia, onde pode ser utilizado para diversos objetivos terapêuticos como: Amamentação, Disfunção Temporomandibular, Motricidade Orofacial, Hábitos Sucção e Mastigação e Disfagia.

O laser é um tipo de radiação eletromagnética, e ao ser irradiado sobre o tecido humano, desencadeia uma série de reações fotoquímicas benéficas para o organismo num processo denominado fotobiomodulação.

O laser de baixa frequência, apresenta menor intensidade. Fornecendo ao organismo energia suficiente para promover mudanças bioquímicas no meio intracelular, como aumento da produção de ATP e ativação de enzimas antioxidantes, permitindo que o organismo retome sua homeostase e seu bom funcionamento. Senso assim não apresentado nenhum efeito colateral.

Eletroestimulação

A Eletroestimulação é um recurso terapêutico utilizado pela Fonoaudiologia, onde pode ser utilizado para diversas objetivos terapêuticos como: disfagias, disfônicas, apoio na terapia da fala, dificuldade mastigar, sugar, deglutir, fechar a boca e controlar a saliva, elevar a língua e emitir sons, onde são obtidos ótimos resultados.

O profissional é capacitado á avaliar o paciente e saber o local exato onde deve ser colocado os eletrodos, podendo ser colocado na região da face e do pescoço, não é um tratamento invasivo e não provoca dor.

Entre em contato.