A Terapia Ocupacional em Neurologia Infantil dá ênfase ao desenvolvimento motor, a criança brincar, comunicar e se relacionar ao meio de uma maneira eficaz, cuidar de si mesmo e aprender utilizando, se necessário, dispositivos e estratégias adequadas as suas necessidades.
É através do brincar e da atividade lúdica que a Terapia Ocupacional atua na área da Reabilitação.
Integração Sensorial
Integração Sensorial (IS) é uma técnica de tratamento que foi preconizada pela terapeuta ocupacional Jean Ayres. Inicialmente foi dirigida a crianças que apresentavam distúrbios de aprendizagem e atualmente a sua utilização se ampliou também aos portadores de disfunções neurológicas.
A Integração Sensorial é baseada na teoria que trata da forma como os humanos desenvolvem a capacidade de organizar sensações para o proposito de executar atividades auto dirigidas e significativas. Sua base esta nos estudos neuro-comportamentais, no estudo do desenvolvimento da criança e na pesquisa com crianças com distúrbios de aprendizagem, bem como com outras deficiências.
“É o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo do indivíduo e provindas do ambiente e torna possível o uso do corpo de forma eficaz no ambiente.”
Na terapia de Integração Sensorial, usamos material adequado para estimular o Sistema Vestibular, Tátil, Proprioceptivo e Visual.
De uns anos para cá conseguimos utilizar a combinação com o Conceito Neuroevoliutivo.
Tecnologia Assistiva
Tecnologia Assistida é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (ATA VII – Comitê de Ajudas Técnicas – CAT).
Podemos definir tecnologias assistida como tudo aquilo que é criado para ajudar pessoas com deficiência a terem independência e serem incluídas, seja proporcionando ou ampliando suas habilidades de se comunicar, ouvir, ver, andar ou tocar.
Estimulação Visual
A função visual está em desenvolvimento e pode ser aprimorada através dos estímulos corretos, principalmente durante os primeiros meses de vida, facilitando sua integração com o meio ambiente e prevenindo ou minimizando desvios em seu desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo e social.
A estimulação visual é um procedimento terapêutico em que a criança portadora de baixa visão, através de atividades específicas que atuam na neuroplasticidade, recebe estímulos para favorecer o seu desenvolvimento visual. Isso é muito importante para que a criança desenvolva uma visão funcional, possibilitando assim uma melhor qualidade de vida, melhor rendimento na escola e independência na vida adulta.
Psicomotricidade
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.” (Associação Brasileira de Psicomotricidade)
“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002)
AVD`s Atividade de Vida Diária
Atividades da vida diária (AVD) são tarefas básicas de autocuidado, parecidas com as habilidades que aprendemos na infância. Elas incluem:
- Alimentar-se;
- Ir ao banheiro;
- Escolher a roupa;
- Arrumar-se e cuidar da higiene pessoal;
- Vestir-se;
- Tomar banho;
- Andar e transferir (por exemplo, da cama para a cadeira de rodas),…
Considerando que compete ao Terapeuta Ocupacional identificar os problemas que interferem na independência do indivíduo, determinar objetivos de tratamento e proporcionar treinamento para aumentar a sua autonomia;
COFFITO Resolução n º 316, de 19 de Julho de 2006
Confecção de Órteses de MMSS
As órteses de membros superiores são moldadas com termoplástico importado de baixa temperatura de acordo com a necessidade específica de cada paciente. As órteses é um recurso importante e essencial no processo de reabilitação e prevenir deformidades.
O uso das órteses proporciona um posicionamento adequado, um tratamento mais eficiente, otimizando a reabilitação, o que favorece um retorno mais rápido ao trabalho.
Temos um profissional especialista em confecção de órteses de Membros Superiores.